sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DESTINO: 2012

Faltam pouco mais de 28 horas para o trem apitar na estação anunciando a última partida neste ano de 2011. A próxima parada será já no futuro, em 2012. 

Essa viagem precisa ser planejada, pois precisamos decidir quem vai nos acompanhar nessa nossa viagem e quem fica pelo caminho. A nossa vida é isso mesmo: uma eterna tomada de decisões: algumas bastante difíceis de serem tomadas, outras nem tanto, mas não desprezemos nem umas nem outras, pois todas são importantes, à sua maneira, na nossa vida futura.

Quando eu pegar esse trem (aí abaixo) levarei na bagagem muita ESPERANÇA, muito AMOR, muita ALEGRIA e espero encontrar no caminho a PAZ, a FELICIDADE, a SAÚDE e a HARMONIA, para dividir com quem for comigo. Para quem, por algum motivo, ficar pelo caminho, os meus desejos de que encontrem os mesmos requesitos para uma existência feliz.

O trem está aí e já vai partir 

- "Última chamada com destino ao Ano Novo!"



RECEITA PARA FAZER UM BOM PROFESSOR


 

“Qualquer pessoa pode ser um bom professor se, antes mesmo de escolher esta carreira: (1) já gostasse de lidar com diferentes tipos de pessoas, (2) tivesse a alegria de ensinar, (3) sentisse prazer em aprender o que não soubesse e em ensinar o que soubesse para quem quisesse aprender, (4) adorasse novidades, (5)  buscasse sempre conhecer mais sobre algum tema que lhe interessasse, (6) não se incomodasse em ler nas mais variadas fontes, (7) participasse com facilidade de atividades com grupos ou individuais, (8) tivesse paciência para ouvir várias vezes a mesma história de diferentes pessoas, (9) não se irritasse em ser questionada, (9) fosse adaptável a diversas situações de convivência humana, (10) estabelecesse bom contato com pessoas de diferentes origens, credos, culturas, níveis sócio-econômicos, idades etc”.

“Um bom professor não nasce pronto. É na prática que ele vai se formando, na paciência que vai se adquirindo, pelas tentativas de buscar melhores soluções que vai descobrindo os melhores caminhos, pois o relacionamento professor-aluno não nasce pronto, mas é construído ao longo de sua existência”.

TIBA, Içami. Como saber se você seria um bom professor?

FONTE


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A FORMAÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL

É bem possível que muitos de nós não tenhamos "uma visão" mais acurada do processo de crescimento e desenvolvimento desta que já é, hoje, a 6ª potêncial mundial e que tem cacife para muito mais.

Abaixo deixo o endereço de um infográfico que nos mostra passo a passo como o Brasil da atualidade foi ganhando forma e espaço (geograficamente falando, evidentemente).

Espero estar contribuindo com a formação do profissional da educação que muitos poderão vir a ser.

Veja o infográfico aqui:

domingo, 25 de dezembro de 2011

FOTOS RARAS - ESPETÁCULO

Para formar o professor é preciso iniciá-lo, também, na arte da história. Esta série de fotos raras poderá servir de bom incentivo para pesquisas mais aprofundadas que contribuam para a formação docente de cada um de nós.


Bom aprendizado.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

LIXO GLOBAL VAI ATINGIR MILHÕES DE PESSOAS

Tem lixo espacial caindo no deserto da Namíbia, sem atingir ninguém, felizmente, e todo mundo comenta. Por aqui vem uma carrada de lixo humano invadindo nossas residências, causando males terríveis e ninguém parece incomodado.

Tanto que eu me preocupo com a educação neste país, mas vejam aí abaixo, de forma esquematizada, o modo como a televisão pública quer tratar (e trata!) o povo brasileiro que, por falta daquela educação de que lhes falo, se deixa induzir e alienar.

Não sei a quem atribuir os créditos pela imagem (que está assinada), mas acreditem que considero muito feliz a ideia e por demais representativa da realidade que começaremos a viver ainda em janeiro, para iniciarmos o ano com uma diarreia mental.


O povo brasileiro merece muito mais que isso.

FORA REDE (de esgoto a telas abertas) GLOBO. A TUA FALÊNCIA SERÁ A MINHA ALEGRIA!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NEGÓCIO CHAMADO EDUCAÇÃO

O negócio chamado educação dá mais provas de sua gula desvairada:

Após receber denúncia formal do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, o Conselho Estadual de Educação(CEE) determinou a suspensão imediata do programa de Incentivo à capacitação Profissional - capacitado, vinculado a Escola Profissionalizante Anhanguera-Fortaleza e Residência Saúde, uma vez que a referida intituição não possui credencimento do órgão para oferecer cursos técnicos.

A denúncia foi feita pelo Departamento de Fiscalização do COREN-CE, após receber várias solicitações de averiguação sobre a ofertas dos cursos, através de folders e proaganda on line.
 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DEDO NO OLHO


Da educação mercadoria à certificação vazia


"A Universidade brasileira tornou-se menos elitista. Mas sua popularização reforça um modelo de ensino baseado em instituições privadas, onde pesquisa e reflexão não são benvindas".

Por Andrea Harada Souza, Le Monde Diplomatique | Ilustração: Daneil Kondo

AQUI

Fica-me uma pergunta bem específica:

Que tipo de lentes usa esse pessoal, que se diz responsável pela educação, diante dos olhinhos miudos que fazer para ela?

Leia a reportagem e me responda, por favor!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O PREÇO DO PROGRESSO

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (15) que investir em educação e tecnologia será fundamental para tornar o Brasil um país cada vez mais competitivo no cenário internacional.

“Precisamos criar, inventar e inovar. O Brasil só vai usufruir verdadeiramente dos frutos da era de prosperidade que podemos, devemos e estamos construindo se investir metódica e sistematicamente em educação, em pesquisa, em tecnologia e se for capaz de traduzir tal investimento em conhecimento e inovação. Não falta vontade política no nosso governo de investir em inovação.”


Há uma pergunta que não quer calar: Com qual dinheiro, Presidenta, com os parcos 7,5% que estão querendo passar no Congresso Nacional?
Se esse é seu desejo, Presidenta, imponha a sua vontade. Dê o seu recado a esses mesquinhos que para se elegerem prometem mundos e os próprios fundilhos para a educação... depois de eleitos mostram a verdadeira cara de covardes interesseiros que têm e são.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A NATUREZA AGRADECE

Projeto ecológico completa quatro anos com 10,7 mil árvores plantadas

 FONTE

Criado em 2007 na Escola Estadual Dinorá Ramos Brito, em São José dos Campos, o “Mão na Terra” já teve a participação de três mil alunos.

Na sexta-feira (16/12), estudantes da unidade farão o plantio simbólico de mudas no terreno da unidade.

A cidade de São José dos Campos ganhou 10,7 mil árvores nos últimos quatro anos pelas mãos de mais de três mil alunos da Escola Estadual Dinorá Ramos Brito. Por meio do projeto de educação ambiental intitulado “Mão na Terra”, que completa quatro anos no próximo sábado, 17 de dezembro, estudantes, professores e toda a comunidade escolar da unidade têm contribuído para aumentar as áreas verdes do município. Em comemoração ao aniversário da ação, na sexta-feira (16/12), haverá plantio simbólico de mudas no terreno da escola.

Criado no fim de 2007 pelas professoras Rosa Maria de Sousa Santos e Márcia Candotti, a iniciativa tem como missão a preservação da natureza e o uso inteligente dos recursos naturais, por meio de parcerias com empresas e órgãos de proteção ambiental.

Além de plantar de árvores em diversos pontos da cidade, os alunos cuidam de uma horta na escola, do monitoramento da água do córrego dos Putins, reciclam garrafas PET, produzem sabão a partir do óleo de cozinha, trocam sementes com estudantes de outras unidades de ensino e coordenam um jornal e uma rádio da própria escola voltados a temas ambientais.

Como resultado, os educadores afirmam que os alunos apresentam mudança de postura, maior comprometimento e envolvimento com a comunidade. “Todos fazem questão de participar. Tenho certeza de que será um excelente projeto para o futuro deles”, ressalta Fátima Barbosa, coordenadora da escola Dinorá Ramos Brito.

Evaniele Conceição Mendes Veloso, aluna da 1ª série do Ensino Médio, afirma que o maior aprendizado está na possibilidade de compartilhar experiências com o mundo. “Precisamos levar nosso conhecimento para fora da escola”, diz.

Mobilização internacional

Em 2009, o projeto “Mão na Terra” se integrou a outras ações internacionais de incentivo ao plantio global de árvores por meio de mobilização promovida pela ONG Environment Online (ENO). O trabalho, batizado de Eno Tree Planting Day, conta com respaldo da ONU, do Ministério da Educação da Finlândia e é realizado em mais de 150 países todos os anos.

“Escolas e grupos de jovens organizam o evento, na escola ou na comunidade, com música, teatro e ações coletivas de limpeza além do plantio de árvores”, explica a professora e coordenadora do projeto no Brasil, Rosa Maria de Sousa Santos.

A meta é atingir 100 milhões de árvores plantadas pelos estudantes em todo o mundo até 2017. Em função do trabalho de seus alunos, a escola Dinorá foi a única escola brasileira a ser convidada para a conferência mundial Act Now — Forests For Future, realizada em Joensuu, Finlândia, entre os dias 13 e 17 de setembro deste ano.

O encontro comemorou o Ano Internacional das Florestas no mundo e reuniu a presidente do país, Tarja Halonen, além de professores e estudantes de mais de 60 países para discutir e formular propostas para a paz e a sustentabilidade do planeta.

S O C O R R O! PRECISO DE AJUDA!

Esta foi uma das surpresas que tive hoje.

Quando digitei meu nome (Manuel Pina) no Facebook recebi a imagem publicada a seguir.

Vale ressaltar que no lado direito, parte superior da imagem, a foto que aparece é a minha com outro nome (meu) que uso preferencialmente, Manuel Fernandes. As pessoas que aparecem listadas no Bate-papo são os meus contatos!

Alguém sabe me explicar este fenômeno?
Mas não ficou por aí a surpresa... veja logo a seguir!




 

Um tanto inquieto e curioso tentei entrar usando o meu outro nome (Manuel Fernandes) para descobrir algum segredo neste caso esquesito. 

Vejam só o que abriu:

     

Reparem que aqui também aparece a minha foto no canto superior direito da imagem. Só que, na imagem anterior o "camarada" é espanhol e mora em Madrid... este aí acima está na Inglaterra.

E agora Josè... que fazer?

Peço ajuda aos universitários, às cartas, aos amigos e a quem mais puder me ajudar a sair deste problema.

DESDE JÁ, EM TODO CASO, GOSTARIA DE ALERTAR A TOD@S PARA ALGUMA POSSÍVEL AÇÃO QUE NÃO SEJA PRATICADA POR MIM E CONTRA MIM POR ESTAS FIGURAS E/OU OUTRAS SIMILARES QUE POSSAM APARECER. QUALQUER DÚVIDA BUSQUEM CONTATO COMIGO PELO MEU E-MAIL. OBRIGADO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...