domingo, 10 de julho de 2011

DESENCANTO (A vida como ela é!)

Há quem diga que "palavras loucas não chegam aos céus", pois eu vou insistir na mimha loucura e fazer eco ao pensar de tantos outros blogueiros, dentre eles a minha amiga Alásia que me passou a palavra e de milhares de docentes.

Ser professor, neste país é ser menos que... ia dizer cachorro, mas não quero ofender o pobre animal reconhecido como o melhor amigo do bicho homem.

Mas vou dizer que ser professor é ser menos, pelo menos em tese de cunho político neoliberal e capitalista, que churrasqueiro. Olhem o vídeo, que considero a expressão da verdade vivenciada pela maioria dos docentes da educação básica em nosso país, e que deveria exasperar-nos a ponto de após a sua visão sairmos para as ruas a gritar por melhores condições de trabalho para esta classe (?) tão desprestigiada como é nossa.

Questiono-me, na minha loucura, quando será que a sociedade vai compreender que não adianta chorar o leite derramado, criticar governos, os políticos e as polítas sociais que eles criam, pois se eles lá estão foi o próprio povão quem lá os colocou. Que não adianta criticar a escola nem o professor enquanto o povo não aprender a valorizar-se a si mesmo e a exigir seus direitos depois de cumprir as suas obrigações. De nada adianta olhar o próprio umbigo e gritar: "os outros... ah! os outros que se danem!", pois no viarar da esquina os outros lhe "pegam" e lá vai você maldizer a sociedade como se ela não fosse situação da qual você faça parte!

É triste para nós olhar no rosto do churrasqueiro do filme e entender a cara de desdém com que ele se compadece dos "pobres professores". Você, eu, nós todos que formamos cidadãos, não merecemos isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...