quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SOBRE O ATO DE LER

"Ler rapidamente aquilo que o autor levou anos para pensar é um desrespeito. É certo que os pensamentos, por vezes, surgem rapidamente, como num relâmpago. Mas a gravidez foi longa. Há frases que resumem uma vida. Por isso é preciso ler vagarosamente prestando atenção nas idéias que se escondem nos silêncios que há entre as palavras. Eu gostaria que me lessem assim. Quer eu escreva como um poeta, no esforço para mostrar a beleza, ou como palhaço, no esforço para mostrar o ridículo, é sempre a minha carne que se encontra nas minhas palavras" (Rubem Alves).

2 comentários:

  1. Profunda reflexão!
    Nunca considerei antes (ao menos consciente), o silêncio que há entre as palavras.
    Até Orlandi (Eni Pulcinelli) já tinha me dito isso no seu livro Discurso e Leitura, 7 ed. Cortez, 2006. p. 11:
    "Saber ler é saber o que o texto diz e o que ele não diz, mas constitui significativamente."
    Valeu professor!

    ResponderExcluir
  2. Jackson,
    confesso que eu também parei diante da mensagem que RA nos passa com essa reflexão sobre o ato de ler. Nas minhas aulas sempre tento fazer com que meus alunos reflitam no "não dito". Acredito que aí está o segredo não só da boa leitura como, posteriormente, de uma melhor escrita. Quem lê bem, por princípio, escreve bem!

    Alegria de te (re)ler! Volta sempre!

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...