domingo, 28 de novembro de 2010

HOMENAGEM

Hoje vou dar início a uma tarefa que poderá ser árdua, com algum grau de complexidade (visto que as pessoas não parecem entender o determinismo de uma escolha), mas prazerosa. Vou aqui, de público, prestar homenagem a algumas pessoas que me prestigiam e, principalmente, que desenvolvem projetos que eu aprovo 101% (!!!!).

Isto acontecerá através da divulgação do trabalho em prol de uma educação de qualidade que cada um(a)  desenvolve. Não há qualquer intencionalidade na ordem das homenagens prestadas, elas são puramente aleatórias. Espero, com este trabalho, estar prestando um pequeno serviço de divulgação do "fazer" das minhas amigas e dos meus amigos.

Neste momento inicial quero apresentar-lhes um trabalho que julgo de máxima importância para a sociedade em geral, diante das ameaças que sofremos dioturnamente:

Projeto Mão na Terra (http://maonaterra.blogspot.com/)

O projeto Mão na Terra surgiu da necessidade de promover educação ambiental junto aos alunos, cujos desejos estão relacionados aos valores da cultura de consumo, e, para que a mudança aconteça, é necessário que todos vivenciem práticas ambientais corretas. São vários os desafios que precisamos superar para que os alunos possam vivenciar e desenvolver essas práticas na escola, pois o caminho para um mundo mais justo, ético e sustentável é o fortalecimento dessas experiências.
Conto com a colaboração de vocês.

Profª. Rosa Maria Sousa Santos, responsável pelo projeto na escola.


Parabéns, Professora Rosa... saiba que acompanho, mesmo à distância, o seu bonito projeto!! 

sábado, 27 de novembro de 2010

COM EDUCAÇÂO FICA FÁCIL

Através  da colaboração de minha amiga "Lu", passo-lhe um pequeno vídeo que deve encher de orgulho os pais (como afirma a mãe do Rene) desse pequeno empreendedor que resistiu às tentações do dia-a-dia da comunidade em que reside e se prepara para enfrentar o futuro. A educação pode mesmo fazer milagres!

Antes de mais nada: Lu, obrigado pela indicação!

MELHORIAS NA EDUCAÇÃO

Precisamos, urgentemente, multiplicar esta notícia por 10. Curiosamente ainda há pessoas que dizem que o  presidente Lula não fez nada pela educação! Haja cinismo!

 Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16096

Presidente Lula entrega campi de universidades e institutos federais

Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 18:45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregam nesta segunda-feira, 29, mais 30 escolas federais de educação profissional, e inauguram 25 campi ligados a 15 universidades federais. A solenidade, no Palácio do Planalto, marca a conquista da meta prevista pelo plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).

Pela expansão da rede federal de educação profissional, foram criadas 214 novas escolas, de 2005 até hoje. E com o Reuni, foram criados 126 novos campi e unidades universitárias, passando dos 148 existentes até 2002 para 274 já em funcionamento em 2010. Hoje, as universidades federais estão presentes em 230 municípios nas 26 unidades federativas e no Distrito Federal.

Expansão da rede federal – De 1909 a 2002 foram criadas 140 escolas técnicas federais. Hoje, já são 342. Foi registrado um aumento de 148% no número de matrículas de toda a rede federal, de 2003 a 2010. Os alunos eram 140 mil em 2003 e hoje são 348 mil. A tendência é de um crescimento ainda maior, já que nem todas escolas completaram o ciclo completo de funcionamento. Os recursos do Ministério da Educação destinados à educação profissional também cresceram, passando de R$ 1,2 bilhão para R$ 4,9 bilhões no mesmo período.

O investimento total para a construção das novas escolas técnicas federais deve chegar a R$ 1,1 bilhão. Até o momento, foram executados R$ 941 milhões em infraestrutura, mobiliário e equipamentos. Nas 30 escolas que serão entregues nesta segunda-feira, já foram aplicados R$ 139 milhões. Dessas, 18 estão funcionando e as outras 12 começam a receber alunos no início do ano letivo de 2011. O número de estudantes matriculados nessas 18 escolas é de 4.165 mil.

Universidades – Por meio do programa de expansão da rede federal de educação superior, foram criadas 14 novas universidades federais desde 2003, sendo dez voltadas à interiorização do ensino superior público e outras quatro – da Fronteira Sul, do Oeste do Pará, da Integração Latinoamericana e da Integração Lusoafrobrasileira – planejadas para a integração regional e internacional.

Com o programa de expansão, as universidades federais dobraram a oferta de vagas. Eram 109,2 mil em 2003 e chegaram a 222,4 mil em 2010. Para atender o novo contingente de alunos, as instituições puderam contratar professores e técnicos administrativos. Com isso, o conjunto das universidades, que contava com 40.823 professores e 85 mil técnicos em 2003, conta hoje com 63.112 professores e 105 mil servidores.

As condições para que as universidades conduzissem seu processo de expansão foram dadas com o incremento do orçamento das unidades, já que os recursos para custeio e investimento passaram de R$ 6,7 bilhões em 2003 para R$ 19,7 bilhões em 2010.

Além do acesso, as universidades também puderam ampliar suas ações voltadas à permanência dos estudantes. Os recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), criado em 2007, saltaram de R$ 125 milhões em 2008 para R$ 304 milhões em 2010. Por meio do programa, as universidades desenvolvem seus programas de assistência financiando itens como saúde, transporte, moradia e alimentação para seus estudantes.

Assessoria de Comunicação Social

Confira a lista dos 30 novos institutos federais.
Confira a lista dos 25 campi das universidades federais inaugurados.
Confira a lista de 14 novas universidades federais criadas desde 2003.

ALERTA!

Já participou da "promoção"? Já fez seu comentário? O tempo vai passando, as visitas estão aumentando e logo logo atingimos a marca das 10.000 e o fim da promoção!

O quê?!!! Voce ainda não conhece a nossa promoção?! Leia um pouco mais abaixo, noutro post! Mas corra!!! Olhe que tem gente "desesperada" correndo atrás do livro! Basta ler os comentários já feitos!

É fácil participar. Basta comentar os meus posts a partir do dia 26/11 (incluso) e já estará concorrendo! Quem comentar mais... leva o prêmio!

Boa sorte!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UMA BOA PERGUNTA!

Para que servem os acordos internacionais de Educação?
25-Nov-2010 (http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5524&Itemid=85)   

Representantes de 22 nações da América Latina, incluindo o Brasil, assinaram no fim de setembro o pacto Metas 2021 - um conjunto de 36 compromissos em defesa do ensino de qualidade. Conseguiremos cumpri-lo? A história dos documentos firmados pelo país na área de Educação coleciona mais fracassos do que êxitos (veja exemplos ao lado). Mesmo assim, os especialistas defendem ações desse tipo. "Ainda que tenham metas desafiadoras, os acordos internacionais pressionam os governantes", argumenta Maria de Salete Silva, coordenadora no Brasil do programa de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

R$ 8 bi. É o gasto anual da União para ampliar o ensino obrigatório dos 4 aos 17 anos. É o equivalente a 13% do orçamento do MEC. Fonte: Cálculo elaborado pelos pesquisadores José Marcelino de Rezende Pinto e Thiago Alves, da USP.


Pesquisa - Mais um estudo demonstra que a reprovação não ajuda ninguém a aprender. Dessa vez, a conclusão vem de Minas Gerais. Utilizando dados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), avaliação anual da Secretaria de Estado da Educação, os pesquisadores aplicaram a mesma prova, durante dois anos, a um grupo de 41 mil alunos de baixo desempenho. Em 2008, todos estavam no 3º ano. Em 2009, alguns foram promovidos, e outros, retidos. Na comparação entre os dois exames, a diferença das notas entre os não-repetentes e os repetentes aumentou de 15 para 33 pontos, numa escala de 0 a 1.000. "O crescimento na diferença sugere que a proficiência dos reprovados tende a ser inferior à dos que passam de ano", diz Juliana de Lucena Ruas Riani, professora da Universidade de Itaúna (UIT) e uma das autoras do estudo. 

Salas cheias - ainda mais nas escolas públicas

As classes brasileiras continuam entre as mais cheias do mundo. A informação é do relatório Education at a Glance 2010, divulgado recentemente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), clube das 30 nações mais desenvolvidas do planeta. De acordo com o estudo, entre os 37 países analisados, o Brasil tem o sexto maior número de alunos por sala - 25,5, índice quase inalterado em relação a 2000, quando era de 25,8. A situação é mais complicada nas escolas públicas, que inflam a média brasileira. Na comparação com as particulares, são, em média, nove estudantes a mais (27,1, contra 17,8). "Classes menores podem contribuir para melhorar o aprendizado", afirma Francisco Cordão, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para o especialista, a média permaneceu estável entre 2000 e 2008 porque poucos novos profissionais foram contratados. "É preciso investir para valorizar a carreira e garantir que as universidades formem mais docentes", avalia. (Revista Escola)

"Ou como não chegamos a lugar algum", também poderia ser o título deste post. É incrível como algumas pessoas são dotadas de uma capacidade fenomenal para descobrir a roda! Ou... você ainda não sabia, antes desta pesquisa, que salas menos lotadas são mais propícias ao aprendizado?! Estou maravilhado com a sagacidade das pessoas!

Parece que hoje estou com a língua mais felina que nunca. Por que será?!

PROMOÇÃO!

Hoje amanheci com vontade de fazer algo diferente. É fato!


Olho para um lado e para o outro e o que vejo é trabalho! Uma tese doutoral inconclusa; alguns artigos que preciso publicar, por terminar e outros apenas imaginados (rabiscados numa folha qualquer); relatórios de pesquisa para cá, relatórios de avaliação de programa que coordeno para lá; preparação de apresentação de resultados na reunião de final de ano na administração de programa.... quer saber?!!! Hoje é sexta-feira!


Mas, em meio a tanta coisa para fazer, ainda consigo perceber que em breve estarei atingindo a marca nada desprezível (no meu caso) de 10.000 visitas aos meus blogs (que agora são quatro. Para que tudo isso, né?).


Aí lembrei que poderia fazer uma brincadeira com os meus visitantes. Ou melhor... posso premiar os meus visitantes!!! Foi assim que me surgiu a ideia de oferecer um livro (o primeiro de que tive a oportunidade de participar como organizador e articulista, editado enquanto realizava o meu mestrado), àquele ou àquela d@s visitantes que, a contar deste momento, mais comentar os meus posts.

Veja, você tem mais de uma chance de ganhar o livro: "Trabalho e Educação face à crise atual do capitalismo", (faz parte da bibliografia recomendada no programa de pós da UFC) basta para isso que vá comentando em qualquer dos quatro blogs que estão indicados aí no lado direito da página, onde aponto para os meus outros endereços.

 Capa do livro

Pronto, comentou, está concorrendo. A contagem dos comentários vai terminar às 24h do dia em que o meu contador de acessos indicar as 10.000 visitas! Corra, falta menos de 900!


E aí está! Fiz algo diferente! O resultado? Só esperando para ver!

OBS: Só contam comentários nas minhas postagem a partir desta data! 

REFLETINDO A FORMAÇÃO

Continuo sem entender o porquê de se insistir em manter este modelo de formação de professores (com base na tentativa de correção dos erros do passado) sem que haja uma manifestada inclinação de olhar para a frente, para o futuro!

A continuar assim estaremos sempre repetindo os mesmos erros, só que de forma melhorada. Visto por outro prisma, é possível, então, dizer que a nossa educação caminha por erros cada vez mais sofisticados, sem a preocupação de perceber que a roda gira, a fila anda, o saber se acumula e transforma, as sociedades não e nem agem da mesma forma que no século passado, tempo em que buscamos as "bases" em que se assenta a nossa tão maltratada educação. Renovação, já!


Precisamos olhar o futuro, antever o que nos pode esperar ao dobrar a esquina do tempo e estarmos preparados para dias diferentes. Afinal... quem gosta de passado é museu! O passado deve ser fonte de análise para erros e acertos e referência para a produção de novos fazeres. Até hoje, parece-me, (e que os mais puristas me perdoem!) a nossa educação tem vivido no formol!


Vamos injetar-lhe uma dose suficiente de coragem, de modernidade, de visão futurista, vamos acabar com a reprodução do já sabido e partamos em busca do desconhecido, da produção do conhecimento, em vez de sermos meros reprodutores!


Ah! Como eu sonho com uma educação diferente! E ainda tem quem fale de educação de qualidade sem saber o que diz!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

VIM HOJE AQUI...

Apenas para lhes desejar boa noite.... boa sexta-feira.... bom fim de semana e agradecer a visita!


Estes dias, quando o final do ano se aproxima, são bastante terríveis no quesito cansaço! É preciso resistir bravamente! Para mim, este ano está a ser atípico... muitas viagens.... muitas e pelos mais variados motivos. Isso cansa!


Eu estou cansado! Vou ali colocar os olhos para repousar um pouco e já volto!


Um abração a tod@s!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

NOVA POSTURA

Venho acompanhando atentamente o desempenho dos meus blogs e tenho reparado que eles são relativamente bem visitados, se considerarmos a imensidão de blogs existente e o bom número de visitantes - alguns deles já assíduos, que aqui vêm diariamnente - mas o número de comentários não retrata essa realidade. 


Ao percorrer as configurações percebi que elas eram bastante restritivas. Medidas de proteção! Mas hoje resolvi abrir o espaço dos comentários a todas as pessoas. Isto não significa, de modo algum, que qualquer um vai poder entrar e fazer o quiser! Não. Eu vou manter a moderação (não se trata de sensura!) apenas uma medida mínima de garantir um pouco de qualidade ao que será publicado.


Nesse caso, minhas nobres amigas e meus nobres amigos.... o espaço é de vocês, também, nos comentários! De minha parte prometo, na medida do possível, responder a todos e, muito principalmente, se se tratar de uma discussão sadia de algum ponto de vista!


A tod@s o meu muito obrigado!

"QUERIDA.... CHEGUEI"!

 Acabo de chegar de mais uma dessas viagens loucas à capital do Estado (Fortaleza).

Visita de médico, em serviço, pelo SUS! Mas tive que ir... são 550km (aproximadamente) cada viagem.

Mais tarde atualizo os blogs.

Abraços gerais.

domingo, 21 de novembro de 2010

AOS JOVENS

É domingo, amanheceu meio chuvoso este tempo do kariri e a inspiração está um tanto em ritmo de final de semana!

Mas para que não digam que nestes dias de repouso nada se produz... Vejam a seguir, em forma de humor, uma reflexão que julgo interessante e é uma homenagem à turma de cabelos brancos (se disserem que é a minha turma, eu nego!).

Um jovem muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a  um senhor já maduro, próximo dele, por que era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.
"Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo!", o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.

"Nós, os jovens de hoje, crescemos com Internet, celular, plasma, LCD, televisão digital, MP3, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carro  elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e ...," - fez uma pausa para tomar outro gole de cerveja.

 O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse:

- Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando éramos jovens porque estávamos ocupados em inventá-las. E você, um bostinha de merda, arrogante, dos dias de hoje, o que está fazendo para a próxima geração?

Foi aplaudido de pé !

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

UMA VIAGEM COMPENSADORA

Ontem tive uma de minhas gratas experiências. Estava em João Pessoa, na UFPB para, entre outras coisas, resolver problemas relativos ao meu doutorado, mas havia uma razão mais forte, mesmo se aparentemente não se apresente dessa forma.

Estava marcada, para as 09h00, uma atividade com o meu "patrício", (ora poís, pois ó pá), o prof. catedrático da UL, Justino Magalhães. Cheguei em JP (via busão), por volta das 07h. Fui direto para a UFPB, pois tinha outros assuntos para resolver antes da dita atividade. Resolvi tudo mais rápido que imaginei que pudesse fazê-lo! Dirigi-me ao PPGE (Programa de Pó-s-Graduação em Educação) para aguardar o momento da atividade que consistia numa troca de informações sobre os estudos daquele pesquisador e aquelas que nós, alunos e professores do programa mantemos.

Fui logo encontrando o patrício que já se encontrava com outras colegas da turma, entre aquelas do mestrado e outras do doutorado. Bem, fui apresentado e claro... quando dois portugueses se encontram... eles contam histórias de portugueses!

Mas ali foi diferente. De uma forma muito, mas muito didática mesmo, Justino Magalhães foi nos mostrando passos que ele julgava importantes para a continuidade dos nossos trabalhos de pesquisa. Cada aluno ali presente (eramos quatro, os adiantadinhos!) teve oportunidade de falar sobre o seu assunto e o nosso convidado, como uma maestria de invejar, foi mostrando os nós górdios para, de um simples golpe, algo como um passe de mágica, todos desmanchar! Deslumbrante! Como eu costumo dizer: ainda vou ter um filho assim!!!!

Do ponto de vista acadêmico só posso tecer louvores pela oportunidade que me foi dada de conhecer este pensador que, a título de informação, todos os estudantes que desejem aprender a traçar uma metodologia de pesquisa devem ler! Não tenho uma obra específica para recomendar, pois como ele disse na nossa conversa: "precisamos captar a alma do autor, e não ficarmos à espera de uma frase pronta que nos diga como deve ser a metodologia". Para ele, a metodologia é, também um processo que se constrói durante o próprio processo. Mas, para que não digam que não faço pelo menos uma recomendação, aí vai:
MAGALHÃES, Justino. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista/SP: Editora Universitária São Francisco, 2004. Recomendo este, pois é o que estou lendo para dar continuidade ao meu trabalho.

Ele é essa figura que aparece nesta foto na qual além de mim (de boné), também podemos ver uma professora do programa da UFPB:
Eu, Justino Magalhães e Dadá.

Bem estou de volta ao Cratinho de açucar. com as baterias um pouco mais carregadas para enfrentar as etapas finais da escrita da tese! Ainda bem que as férias estão próximas!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PROCURA-SE... SOLUÇÃO!

Hoje amanheci ressabiado!


A noite de ontem, entenda-se: as aulas do período noturno, deixaram-me com esse gosto amargo na boca, algo como chupar limão com sal!


O sono custou a chegar e o período dedicado a Morfeu agitado e curto: preciso, urgente, refletir! O motivo? Ei-lo:


A temática da aula: Ironia e Maiêutica em Sócrates. Assunto, aparentemente, fácil, mesmo para alunos de 1º Semestre do Curso de Pedagogia. Usei de todos os recursos de que disponho: NB (notebook), DS (Data Show), texto explicativo e uma dose bastante generosa de GG (gogó). Fui explicando o método socrático com o apoio de tudo isso, exemplificando, interagindo positivamente com a turma, a tal ponto que julguei estar sendo fácil e satisfatório o aprendizado.


De repente, a fatídica pergunta: "Entenderam?". Fez-se um silêncio estranho, daqueles que pega você desprevenido e machuca. Repeti a pergunta: "Entenderam?" Aqui e ali um "sim" meio tímido. Parti para o ataque: "Amiga, o que é mesmo a ironia em Sócrates?" - "Não, professor, pergunte a outra pessoa!" A minha base levou o primeiro abalo sísmico numa escala razoável. "Amigo, diga-me você o que era mesmo o mêtodo da maiêutica utilizado pelo nosso amigo Sócrates?" - Mesmo com a intimidade socrática, a resposta foi um "não sei" bem redondinho. Além do abalo sísmico, surgiu não sei de que direção, um violento tornado que me abalou de vez a estrutura. Perguntei, por fim, quem sabia o que era a ironia e a maiêutica para Sócrates e a resposta foi o mais profundo silêncio. Dasabei.


Fui de atônito a incrédulo num segundo. O filme que passou diante dos meus olhos foi um clássico do terror. Permaneci calado por um espaço de tempo que não acredito tenha sido longo, mas que me pareceu uma eternidade. Dei conta de mim me questionando: "O que eu estou fazendo aqui?!" - "Onde está o problema?" - "Quais as causas deste comportamento?" - "Qual a minha parcela de culpa nesta história?". Foram tantos os questionamentos que internamente me fiz que não consegui raciocinar legal por alguns instantes.


- "Ok! Alguém me quer fazer o favor de dizer o que está acontecendo?". Silêncio. Alguns olhares esquivos!
_"Gente, por favor, eu preciso saber o que está acontecendo para que medidas sejam tomadas e possamos continuar com o nosso aprendizado! Quem quer dizer alduma coisa?!". Silêncio! 

Bate um desespero! Baixo a cabeça sobre o peito, respiro fundo e saio do meu lugar, diante da turma colocada em semi-círculo e pergunto dirigindo-me a um aluno: "Tens alguma explicação?!" - Depois de ficar corado como um tomate maduro, responde-me: "Eu acho que é porque nós não estamos acostumados a falar. O professor lá na escola não nos deixava falar". Bate um alívio momentâneo! Explico que na universidade é preciso falar, questionar, interagir. Um balanço afirmativo de cabeça. Pergunto, desta vez a uma senhorita: "E você, que pode dizer desta situação?" - Sem me olhar, a cabeça enterrada nos peitos, disse: "Não sei... tenho dificuldade para entender". Questiono sobre o motivo dessa afirmação: "É tudo muito novo, muita palavra desconhecida, muita informação... não consigo acompanhar"! - Preocupo-me e falando com a turma de um  modo geral, questiono: "Vocês lembram do acerto que nós fizemos ao iniciarmos as nossas aulas, quando eu lhes disse que se não estivessem entendendo alguma coisa perguntassem, que eu teria o maior prazer em explicar de novo?" A resposta foi um sim bem sonoro. "Então, por que ficam com dúvidas, por que não perguntam, por que se calam?" Um breve silêncio, apenas quebrado porque insinuei que ia perguntar diretamente a alguém: "É que nós temos vergonha. Podemos parecer burros, para os nossos colegas". Não acreditei! Tentei contornar dizendo que não permitiria que alguém risse da pergunta do colega.


Voltei a explicar, com bastante calma, o que eram e como se diferenciavam a ironia e a maiêutica no método socrático. "Agora sim!", ouvi. Ótimo! "Então, apenas para fixarmos de vez esses dois conceitos, diga-me lá o que é a ironia? - "Não sei!". Morri!


"Quem quer explicar à colega o que é a ironia?". Silêncio. "Quem sabe dizer o que é a ironia?" Apenas uma mão se levantou, meio tímida, meio titubeante. "Diga lá, pode ser com as suas palavras, da forma como entendeu!" Depois de alguns segundos deu a sua explicação, relativamente satisfatória (o que naquele momento/situação já era um enorme lucro). - "Mas, professor! Ironia não é rir da cara do vizinho, fazê-lo de palhaço?". Foi um outro problema tentar fazer entender que as palavras não têm um só significado e que é preciso analisá-las dentro de diversos contextos.


A aula terminou! Veremos nos próximos encontros como a trama vai deserrolar-se. Quero acreditar que vai poder virar uma tragédia... Só espero que não seja uma tragicomédia! Seria triste!


Entretanto, continuo a dar nós no cérebro, em busca de uma solução para este caso um tanto escabroso.


Alguém tem uma solução pronta e empacotada?! Estará a resposta na letra da música do Rei RC: "De hoje em diante vou modificar o meu jeito de ser...".

Ah! Esta incerteza!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ANÚNCIO

Este feriado, foi produtivo, sob todos os aspectos. 


A prova disso é a mais nova criação que coloco à vossa apreciação: http://fotofatofugaz.blogspot.com/


Vou tentar mostrar um pouco de história (geral) através de fotos. Muitas delas (a maioria) são fotos que me foram enviadas por amigos e/ou encontradas na net e, por esse motivo, na maioria dos casos desconheço a autoria. Faço-lhe o registro para facilitar a vida daqueles que, por veze, precisam de um local onde localizar fotos históricas e não sabem onde encontrá-las. Aqui será um desses locais. 


Mostrarei, também, o meu ruim sentido fotográfico, principalmente pelos equipamentos que utilizo. Mas é um passatempo para mim. Não liguem para a qualidade: não é boa, mas não agride ninguém, pelo menos assim espero!


Desde já agradeço a visita!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O HOMEM... ESSE SER QUASE RACIONAL

Lavoisier, francês, famoso químico, cunhou a seguinte sentença: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". A partir dela, muitos homens têm proferido a frase: "Nada se cria, tudo se copia". Um de seus utilizidaores (dizem que criador!) foi Abelardo Barbosa, imortalizado na TV como "Chacrinha". Não vamos polemizar!

                                                      Antoine Lavoisier


Esta introdução serve para apresentar mais uma preocupação no ato de compreender o comportamento humano, aquele bichinho que se diz racional, dotado da idealização e da reflexão. Gostaria de iniciar esta reflexão com um questionamento: por que o homem (genêrico) se comporta como se ovelha fosse e, na maioria das situaçõe, parece incapaz de pensar por si só, passando a valer-se das ideias alheias, desprezando as suas (quando as tem!), isto é, sendo cópia dos outros?

Vejamos um exemplo: a vaidade! Estar na moda o que é senão um grupo cada vez maior de pessoas a utilizarem, por exemplo, o mesmo modelo/padrão de roupa? Lá vão as ovelhinhas, todas em rebanho, guiadas pelo pastor "Capital"!


Se olharmos para o lado da chamada "intelectualidade" chega a ser constrangedor perceber que as ideias principais das quais se apoderam os formandos dependem essencialmente da "moda" do momento, associada à orientação político-ideológica de quem tem a função de orientar os estudos. As ovelhinas continuam as mesmas, só que desta feita, guiadas pelo "Poder ideológico". Curiosamente, essa característica se faz mais acentuada numa das áreas que, aparentemente, deveria ser mais conservadora: a História.
  

Até que ponto se pode afirmar a racionalidade do homem? Acredito que, na maioria das vezes, seria preferível dizer a racionalidade de um determinado homem, a quem os franceses chamam de "maître à penser". Haveria que estabelecer aqui uma diferença entre o que seja um "maître à penser" e um "guia", por exemplo. "Maître à penser" é aquele em quem nos inspiramos para elaborar os nossos pensamentos, traçarmos o nosso rumo; um guia (espiritual, por exemplo) é aquele de quem devemos seguir os passos para se trilhar o melhor caminho! Há, portanto uma grande diferença: com um somos induzidos a agir reflexivamente, tendo como base aquele pensar; com o outro somos levados pela mão (e pela cabeça!) a trilhar o caminho que os outros traçam.

Com base nesse conhecimento daquele ser dito racional, outros seres mais racionais e por vezes menos excrupulosos se aproveitam para fazer valer a sua ideologia, independente de qualquer que ela seja. São bons exemplos disso as igrejas que surgem como "champignons" nas nossas cidades e vilas (não ouso chamar a isso de religiões, pois consigo desgarrar-me do rebanho que assim as reconhece).

Um segundo questionamento: até que ponto, o fato de não caminharmos junto com o rebanho nos torna a vida social menos atraente (aos olhos das próprias ovelhas)? E já agora, que dificuldades sentimos no convívio social por nele agirmos diferentemente?

São duas boas questões que, é claro, não podem ser esgotadas neste reduzido espaço, mas que nem por isso devem vicar por responder, mesmo que superficialmente. Para responder a primeira questão é preciso dizer que ao nos enquadrarmos nesse padrão estamos andando na contramão da "sociedade elitizada". Sim, porque a sociedade elitizada é, normalmente, a mentora do rebanho. É ela quem dita as normas de conduta, as maneiras de agir, o modos de ser e estar... enfim, quem dita a moda. Logo, se você não se enquadra nesse grupo deixa de ser um "sociável", vira bicho, o diferente, aquele que deve ser execrado do "nosso meio". A segunda, decorrente direta da primeira, pode ser respondida da seguinte forma: se você se sente bem consigo mesmo, logicamente não está nem aí para o que essa gente pensa; uma reação natural e própria de quem escapa do rebanho. Por outro lado, você vai sentir-se preterido e por isso reforçado na sua diferença e um pouco mais preparado para continuar a denunciar a alienação em forma de movimento social falido, mas airoso! Essas pessoas vivem da ostentação de falsas felicidades e boas vidas.
Por isso quero ser diferente. Ser eu mesmo, mesmo se para isso o mundo precisar parar de girar no sentido costumeiro: o diferente é o que se sobressai e não o rotineiro. Cansei de viver obscurecido sob a capa de ovelhinha!

E você?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NUNCA DIGA: "DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI"!

Chegará a sua vez...!


Três irmãs, de 86, 84 e 82 anos de idade, viviam juntas em uma casa.
 
Uma noite a de 86 começa a encher a banheira para tomar banho, põe um pé dentro da banheira, faz uma pausa e grita:
 
- Alguém sabe se eu estava entrando ou saindo da banheira?
A irmã de 84 responde: - Não sei! Já subo para ver!
 
Começa a subir a escada, faz uma pausa e grita: - Eu estava subindo ou descendo a escada?
 
A mais nova, que estava na cozinha tomando chá e escutando suas irmãs, move a cabeça e pensa:

"Na verdade, eu espero nunca ficar assim, tão esquecida".
Bate três vezes na madeira sobre a mesa e logo responde:
- Já vou ajudá-las, meninas! Só deixem ver quem está batendo na porta!!!
 
Apenas para controle pessoal: eu estou contando... ou, lendo esta piada idiota?

NOVIDADE NO "AR"

Vocês têm assistido a nova novela: "Não ENEM deixa de ser?"


Acredito que vá fazer o maior sucesso!


Acompanhem que vale a pena! É uma boa trama, tem elenco de 1ª linha e a locação é o Brasil por excelência!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DO MAR À SERRA... E DESTA AO MAR!

Uma das dez praias mais bonitas do mundo está aqui, no meu, no seu, no nosso Ceará.


Palavras não são capazes de traduzir tudo que as imagens nos confessam!


Apreciem e agendem nas vossas próximas férias! Vale a pena!



Algo a mais que eu possa dizer?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DO MAR... OLHANDO O SERTÃO

Pois é... estou na beirinha da "grande lagoa" que separa a América do Sul da África, cheguei faz poucas horas e já estou com saudades do sertão, terra brava e bravia, seca e quente do sol e do calor humano que lá se encontra. Fico aqui a imaginar que tudo podia ser diferente se os homens assim quisessem! 


Mas eu adoro este pedaço chão por tantos desprezado.


Olha só o que temos de bom! Conheçam a pedra da "galinha choca" no "sertão torrado" do Ceará, na cidade de Quixadá, terra de Raquel de Queiroz:



Não é dar saudades?

domingo, 7 de novembro de 2010

VOU ALI, NA ESQUINA DO OCEANO...

... e volto logo! Vou só matar saudades, rever velhos amigos e escutar o mormúrio das sereias. Entre um e outro abraço vou participar de uma reunião de trabalho. Coisa rápidinha!

Mas, para não lhe deixar sozinh@s enquanto vou e volto, conheçam um pouco das nossas maravilhas



Se eu resistir aos encantos... terça-feira estou de volta!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ORGULHO DE SER!

Para quê enfrentar a garoa? Cubatão? Baixa umidade do ar? Frio? Poluição? Inverno? 

Este post serve para expressar um pouco o orgulho que tenho, mesmo sendo português, de me permitir dizer que sou nordestino!

Olha só o que me espera ao final de um dia de trabalho! Sim... nós trabalhamos, não vivemos do trabalho dos outros a quem humilhamos!





O TROTE E A VIOLÊNCIA

Um título de reportagem me chamou hoje (especialmente) a atenção: "Filósofo discutirá combate ao trote violento com alunos na Semana Universitária da UnB" - http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=15238


O que há de especial nisso?


O início da vida acadêmica, no ensino superior, deveria significar uma mudança significativa de vida para todos que alcançam esse patamar. Os jovens (e os nem tão jovens) que adentram os muros da academia deveriam sentir-se superiores a todo e qualquer ato de selvajaria que o mais comum dos mortais possa praticar, pois, afinal, esses jovens serão os "doutores" de amanhã. Eles passaram a fazer parte de uma classe social da qual se espera muito (dentro dos limites do aprendizado de cada qual, é bem certo!) e, por isso, jamais os podemos imaginar capazes de cometer atrocidades como aqueles que na atualidade praticam a título de "trote".


Não sou, absolutamente, contra o trote desde que ele seja "civilizado". Participei de todos os que tinha direito durante os meus tempos de estudante. Falsos professores que nos assustavam tremendamente com suas "aulas" pavorosas... "trabalhos de campo" do mais diverso teor (principalmente de caráter social, enfim, coisas que não prejudicavam ninguém! Quando muito você ficava de tal modo imundo que pensava duas vezes antes de se aproximar de qualquer ser vivo, pois corria o risco de o afugentar!) Bons tempos!


Mas.. o que mudou?


Vejamos! Não tenho acerteza de nada, não possuo a "possão mágica" seja capaz de fazer as pessoas voltarem a agir de modo mais civilizado... mas de uma coisa eu tenho a certeza: os trotes com consequências negativas são fruto da falta de limites que a nossa juventude passou a assumir como um troféu. 


Nesta nossa atual sociedade, ter limites, ser comedido, reflexivo, comportado é estar "desligado", "off", é ser babaca, atrasado, otário! Nós, os "descolados", amamos o risco, desafiamos a sociedade podre dos valores do tempo de antigamente, não temos medo da morte, e a adrenalina tem que estar sempre a mil. Gostamos de viver perigosamente e a vida do próximo é problema só dele! Diante desta situação, passar trote perigoso, irresponsável, e "diferente" deve ser o nosso objetivo! Vamos fazer um concurso para ver quem passa o trote mais pesado para os "bichos"?

Aqui e ali (cada dia mais corriqueiramente) enfrentar os primeiros dias de aula é colocar a vida em risco, pois não se sabe o quanto os "veteranos" estão dispostos a colocar de perigo nessa situação. É uma sorte! É quase um jogo de azar! 

Que confiança poderei ter num médico que em seu momento de trote contribui para a morte de um companheiro seu? Que confiança poderei ter num advogado que inicia a sua carreira acadêmica como um grande contraventor, quiçá um criminoso?! que sociedade posso esperar quando percebo que os seu construtores estão se comportando como verdadeiros selvagens, sem um mínimo de civilidade?


O mundo gira, dá algumas voltas e... volta e meia temos notícias tristes de trotes violentos. Até quando?!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

RECEITA BEM CASEIRA PARA FICAR SÓ... O OSSO!

Para quem abusou durante esta campanha política e agora está precisando de uma dieta, eis uma que certamente irá fazer o maior sucesso...


DIETA DO CHÁ 

Lasanha... chá comigo
Salada... chá pra lá
 
Picanha... chá comigo
Carne de soja... chá pra lá
 
Rabada... chá comigo
Peixe grelhado... chá pra lá
 
Feijoada... chá comigo
Sopinha... chá pra lá
 
Cerveja.... chá comigo
Chazinho... chá pra lá
 
Açúcar... chá comigo
Adoçante... chá pra lá
 
Buteco... chá comigo
Academia... chá pra lá
 
Rodízio... chá comigo
Spa... chá pra lá

Ah! Não esqueça de marcar logo entrevista com o santinho do seu fervor!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

REFLEXÃO

Pense apenas um pouquinho:



"DE QUE ADIANTA REVERENCIAR OS MORTOS, SE OS VIVOS OS NÃO MERECEREM"?

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

NOVO MÊS... NOVA PRESIDENTE... NOVAS DISCUSSÕES! A VIDA CONTINUA.

Apenas foi eleita e a nova Presidenta (tanto faz, para mim, presidenta ou presidente) já se encontra a mãos com as ideias dos "especialistas".


Antes de tudo, alguém pode imaginar que eu tenho algo contra "os especialistas" da educação! Na verdade eu não tenho algo... tenho muitos algos! Não sei se é aqui e agora o momento de discutir a função dos "especialistas", direi apenas, neste instante, que quanto mais especialistas somos, mais nos afastamos da "generalidade" dos problemas da educação.


Mas dizia eu que a nova Presidenta já está sendo envolvida com propostas e mais propostas para colocar em prática durante o seu mandato que ainda está por começar em janeiro que vem!


Vejam esta reportagem:



"Educadora defende que Dilma combata o analfabetismo e universalize a educação básica



A especialista em educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Mirian Paura vê com grande expectativa a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República. A pesquisadora acredita que o novo governo trará mudanças positivas para a educação brasileira.


Para garantir transformações efetivas no cenário educacional brasileiro, Mirian Paura defende que Dilma invista em questões como o combate ao analfabetismo e a universalização da educação básica, principalmente com o aumento de matrículas nos ensino médio.


“É preciso que haja alfabetização para todos e que o país tenha a oportunidade de ter todos os alunos nas escolas. Isso vai requerer um número maior de escolas e que essas escolas sejam um espaço que leve os alunos a uma formação devida”, disse.


A educadora também defende que se invista numa formação dos alunos voltada para a cidadania e a construção do sujeito. Outra necessidade do Brasil, segundo a especialista, é que haja um programa de formação continuada para os professores e que esses profissionais recebam salários dignos.


“Que eles tenham salários que representem e dignifiquem o seu trabalho. E também defendo um levantamento sobre a falta de professores, que está muito grande no Brasil.”


Segundo a especialista, Dilma também deveria fazer um levantamento em todas as unidades da Federação, para conhecer as principais demandas e necessidades de cada local. “Eu faria um levantamento para que tenhamos um diagnóstico, ou seja, se precisa fazer creche, se precisa de cotas etc., são muitos os problemas. Se ela não tiver uma organização das prioridades, não vai conseguir uma melhoria na educação do nosso país”, disse.


Estão vendo onde eu coloco as minhas resistências aos especialistas? Vejam como a "especialista" cai em generalizações mais que banais e conhecidas, como se estivesse prestes a descobrir a roda. Acompanhem comigo o raciocínio:

1 - A questão do analfabetismo não é um fato recente, não se trata de algo em pequena escala que possa ser resolvido "especialmente" com uma outra ação isolada;

2 - Tantos governos já passaram e nenhum teve o condão de fazer mais pela educação que o atual presidente Lula (isto não significa que ele tenha feito absolutamente tudo que deveria ser feito para irradicar os males que afetam a educação), e no entanto a educação continua a apresentar graves problemas;

3- Parte desses problemas da educação  não têm origem na educação, antes, pelo contrário, são originados fora dela e nela se refletem de um modo mais profundo, considerando que a educação é a instância onde as relações sociais e suas contradições mais estão expostas a análises que nem sempre consideram essas vertentes;

4 - A presidenta terá certamente muitas coisas a fazer, o que também não significa que por isso ela terá que abandonar alguma luta em benefício de outra. Ela terá que delegar poderes e acompanhar a realização das metas que estipulará. Na área da educação ela poderá, caso queira, contar com um naipe de grande valor: de um lado o atual Ministro, Fernando Hadad e, de outro lado, o Sen. agora eleito, Cristovam Buarque. Claro que não podemos menosprezar outros nomes de valor, cito apenas estes como exemplo. Se houver vontade política, poderemos passar para uma educação de qualidade que, associada a outras políticas de valorização do ser humano poderão, certamente, continuar a colocar o Brasil no local que lhe cabe por direito.

O contato direto e permanente com quem faz a educação (não são certamente os burocratas de gravatinha e paletó, enfurnados nos seus gabinetes envidraçados e refrigerados) associado a uma equipa decidida a fazer diferente, permitirá a construção de um conceito de educação de Estado que se contraponha a esta outra, agora praticada, aquela educação de governo.

O Brasil tem tudo para se transformar num país de futuro! O futuro requer riscos e atrevimento responsável. É preciso ousar! É preciso olhar distante, lá na frente e preparar hoje o dia de amanhã. Se soubermos fazer isto, o nosso futuro é promissor, se não tivermos a capacidade de fazer isso... (não quero nem pensar nessa possibilidade!).

Estou com a sensação de que o ano de 2010 está começando agora, após a eleição. Mais alguém tem essa mesma impressão?!

 

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