terça-feira, 31 de agosto de 2010

A CARTA CHEGOU!

Finalmente, o gigante da educação começa a mover-se em meio a esta inércia que se estabeleceu no país com o advento da campanha política: todas as águas rumam para ela, todos os pensares estão voltados para os políticos (principalmente para os interesses), parecendo até que não se vive neste país doutra coisa que de política. Mas a roda gira!

Passei todo este dia (até este momento, pelo menos) à espera e à espreita para ler uma carta-compromisso que muitos jornalistas (???) anunciavam, mas que não mostravam. Finalmente ela surgiu. Neste post quer apenas anunciá-la e mostrar onde lê-la. Os comentários serão feitos AQUI num momento posterior, justo o tempo de fazer-lhe a leitura e a análise.


Vejamos as notícia que me fez aguardar:

Brasília - Organizações da sociedade civil e entidades da área da educação lançaram hoje (31) uma carta-compromisso que será entregue aos candidatos a presidente e a outros cargos eletivos. O documento reúne algumas metas que esses grupos esperam que sejam cumpridas pelo próximo governante para melhorar a qualidade da educação. Entre elas está investir um mínimo de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na área até 2014. Hoje o país investe em torno de 4,7% do PIB, segundo o Ministério da Educação (MEC).

A carta é assinada por 26 entidades e reúne sete desafios prioritários, como a erradicação do analfabetismo, a ampliação das matrículas no ensino superior e profissionalizante e a universalização do atendimento em creches para crianças até 3 anos de idade.

“O nível de escolaridade da população brasileira é baixo e desigual. A luta por uma sociedade com muito mais justiça e igualdade exige a mobilização de toda a sociedade brasileira para que a educação ocupe o lugar central em todas as urgências que se impõem para o Estado brasileiro. Nós avançamos muito em educação nos últimos anos, mas ainda é muito pouco”, afirmou o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Antonio Carlos Ronca.

O documento, que foi lido por alunos do Centro de Ensino Médio Setor Oeste, de Brasília, recomenda ainda a institucionalização do Sistema Nacional de Educação. Ele seria a forma de garantir um regime colaborativo entre a União, os estados e municípios para oferecer uma educação de qualidade. Para efetivar esse sistema, foram determinados quatro compromissos fundamentais: a ampliação adequada do financiamento, ações para promover a valorização dos profissionais da educação, a promoção da gestão democrática e o aperfeiçoamento das políticas de avaliação.

A ideia é que a carta-compromisso seja apresentada não só aos presidenciáveis, mas a todos os candidatos a cargos eletivos, segundo Ronca. Um grupo de representantes dessas entidades já está trabalhando para organizar essa segunda fase do projeto.

“Não basta dizer que tem compromisso com a educação, isso é fácil dizer. Nós precisamos de propostas bem concretas que permitam que o país dê esse salto na educação”, avaliou o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Vincent Defourny. A representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Marie-Pierre Poirier. Ela acredita que a experiência da carta pode servir de exemplo para iniciativas semelhantes em outros países.


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/web/ebc-agencia-brasil/enviorss/-/journal_content/56/19523/1032216


A carta-compromisso pode ser lida aqui:


http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15824:carta-compromisso-apresenta-desafios-para-proximos-seis-anos&catid=222&Itemid=86

PRECISAMOS INSERIR POLÍTICA NAS ESCOLAS

Por Gustavo Ceschin

“O que precisamos mesmo é inserir a política nas escolas para educar os jovens e já irem tendo desde cedo consciência política.”

Aqueles que estão no governo não estão preocupados em ensinar nas escolas consciência política ou qualquer coisa do nível, e o voto sendo obrigatório, como tudo que é obrigatório nesta vida, se torna, de certa maneira, algo que as pessoas em geral não gostam, e são obrigadas à fazer. 

Nesta eleição fui chamado para ser mesário, e acabei pensando, “que chato isso, vou perder todo o meu dia”, isso me fez refletir a respeito do voto obrigatório, pois a obrigação de votar não me leva a ter vontade, não me estimula a exercer meus direitos de cidadão para mudar, lutar por algo. Porém sendo o voto facultativo, aqueles que votarem estarão muito mais engajados politicamente e serão eleitores mais conscientes, estimulados naturalmente a fazer algo a mais pela política do país. Principalmente os jovens estudantes seriam incentivados a lutar pela democracia, como já não vem acontecendo há muito tempo neste país.



COMENTÁRIO PESSOAL

Uma excelente ideia seria fazer isso de forma eficiente já nas universidades. Quando digo "eficiente" não me refiro ao conceito neoliberal, nem a um modo politiqueiro e voltado apenas a interesses partidários. Quando falo em eficiência quero significar fazer política pela ciência em si e não pelas inclinações que ela pode adotar. 

Fazer a escolha da inclinação (ou as cores partidárias) deve ser tarefa pessoal, uma escolha refletida e que reflita o pensar de quem a assume e não uma imposição que se faz a partir de uma posição privilegiada.

Só com uma formação política científica, o professor poderá fazer política na escola. O que se pratica hoje, ressalvadas as exceções, é a politicagem, atividade que em nada contribui para a elevação do homem enquanto ser liberto e capaz de fazer a sua própria história.

sábado, 28 de agosto de 2010

UMA INDICAÇÃO... APENAS

Tem gente indicando muito, com louvor etc.e tal!

Assisti e tenho algumas dúvidas.

É uma visão matemática!

Faça a sua avaliação!

http://www.matinterativa.com.br/Epistemologia/CLIQUE%20AQUI.htm#slide=19

BRINCANDO DE ESPIÃO E CÓDIGO SECRETO!

Gentemmmmm! Por favor me socorram!!!! Deu a louca no meu computador?


E agora.... que fazer?!

35T3 P3QU3N0 T3X7O 53RV3 4P3N45 P4R4 M057R4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4AN735! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 3574V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3S74 L1NH4 SU4 M3N73 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM471C4M3N73, S3M PR3C1S4R P3N54R MU17O, C3R7O? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3 P4R4BÉN5!

MATEMÁTICA PURA!

REFLITAM COMIGO!

SE:


33% dos acidentes de trânsito envolvem pessoas embriagadas. Portanto,  67% envolvem pessoas sóbrias. A conclusão é que devemos dirigir bêbados.

ADIVINHAÇÃO

Hoje é sábado... começando o final de semana... vamos lá relaxar um pouquito!


Vamos fazer de conta que eu adivinho coisas, por exemplo:


Se você escolher qualquer núnero composto de três algarismos distintos (523, para exemplificar) e o sutrair do seu inverso (claro que terá que subtrair o menor do maior!) e por fim somar o resultado dessa subtração com o inverso dele mesmo....


... o resultado só pode ser... hummmmmmmm!: 1089!


Duvida? faça a experiência!

Adivinhei?

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

COISAS QUE O BRASIL TEM

Não deve ser nada agradável estar em meio a um evento destes, mas visto de longe é um espetáculo sensacional, embora tenhamos que lamentar os prejuizos que causa.

Vejam só no vídeo:

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

VEJA AS FEDERAIS QUE VÃO USAR O RESULTADO DO ENEM

Veja como as Universidades Federais irão utilizar a nota do Enem 2010

Universidade Como vai usar a nota do Enem 2010 
Norte  
Ufam (Universidade Federal do Amazonas) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)
Ufac (Universidade Federal do Acre) 100% das vagas de filosofia e 50% das vagas de música/licenciatura serão preenchidas pelo Enem 2010
UFPA (Universidade Federal do Pará) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
Unir (Universidade Federal de Rondônia) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFRR (Universidade Federal de Roraima) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)
Unifap (Universidade Federal do Amapá) Não definiu ainda o uso da nota do Enem 2010
UFT (Universidade Federal do Tocantins) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (25%)
Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010
Nordeste  
UFS (Universidade Federal de Sergipe) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes
UFPI (Universidade Federal do Piauí) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)
UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Vai disponibilizar 245 vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Ufal (Universidade Federal de Alagoas) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes
UFBA (Universidade Federal da Bahia) Seleção pela nota do Enem para 1.460 vagas dos bacharelados interdisciplinares e 95 dos cursos superiores de tecnologia
UFPB (Universidade Federal da Paraíba) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (10%)
UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFC (Universidade Federal do Ceará) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010
Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Unilab (Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira) Vai usar exclusivamente a nota do Enem 2010
Centro-oeste  
UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UnB (Universidade de Brasília) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes
UFG (Universidade Federal de Goiás) Não definiu ainda o uso da nota do Enem 2010
UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Vai usar o Enem 2010 somente para vagas remanescentes
Sudeste  
Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFV (Universidade Federal de Viçosa) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)/Vai usar o Enem como parte da nota
UFU (Universidade Federal de Uberlândia) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010/Vai disponibilizar 332 vagas pelo Sisu
UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu/Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
UFF (Universidade Federal Fluminense) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20%)
Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) Vai substituir a primeira fase do vestibular 2011 pelo Enem 2010
UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (20% sistema de cotas/40% sistema universal)
Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Vai disponibilizar 628 vagas pelo sistema misto (Enem 1ª fase) e 1.720 vagas pelo Sisu
Ufla (Universidade Federal de Lavras) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (60%)
Unifal (Universidade Federal de Alfenas) Não definiu ainda o uso da nota do Enem 2010
UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (50%)
UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
Unifei (Universidade Federal de Itajubá) (4 engenharias terão o Enem como 1ª fase/25 cursos serão disponibilizados pelo Sisu
UFABC (Universidade Federal do ABC) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Sul  
UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFPel (Universidade Federal de Pelotas) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
UFPR (Universidade Federal do Paraná) Vai disponibilizar parte das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu (10%)/Vai usar o Enem como parte da nota do vestibular 2011
Unipampa (Universidade Federal do Pampa) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu
Furg (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) Vai disponibilizar todas as vagas do vestibular 2011 pelo Sisu   

domingo, 22 de agosto de 2010

Ó CÉUS...! Ó VIDA...! Ó XENTE!

Final de semana terminando e eu corrigindo trabalhos de alunos e elaborando provas!

Ahhhh! Ser professor!!

MAR PORTUGUES

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
  Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SAUDADES DO VELHO "PUTO"

Por estes vale e montanhas brinquei um bom momento de minha já longa existência.

A localização mais exata (acaso alguém queira fazer uma visita!) é a Serra da Estrela - o local mais alto de Portugal (2.000 metros de altitude). Neste vale escorre um rio que nasce nas paredes da encosta rochosa - o Rio Zêzere. Ali, naquelas montanhas, também nasce um outro rio - o Mondego - que banha a capital portuguesa da cultura - Coimbra e quem servido de inspiração para tanta música típica da região - o fado de Coimbra - aquele entoado, principalmente, pelos "capas pretas" apelido dado aos estudantes da UC.

Vale a pena gastar alguns minutos para admirar a natureza:

 http://www.cm-manteigas.pt/7maravilhas/PublishingImages/default.html

terça-feira, 10 de agosto de 2010

QUAL ERA MESMO O FORMATO DA RODA?

Continuamos a descobrir a roda da educação! Como tem gente que faz descobertas que não passam pela cabeça de ninguém! Fico surpreso com tanta perspicácia!

Apenas um aperitivo!

"Pilar recomenda que os secretários de Educação, ao identificarem as escolas 'mais frágeis' do ponto de vista educacional, desenvolvam uma política específica para aquelas unidades".

O resto está aqui: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=1017064

Bem... a vida continua! 

domingo, 8 de agosto de 2010

PARA O PAPAI



Eu queria saber rezar para agradecer pela tua existência responsável pela minha.

Na tua luta, nobre guerreiro, não houve monstro que te fizesse desviar um só milímetro do teu caminho em busca do meu sucesso.

Do teu rosto ninguém limpou o suor ou aquela gota de sangue que escorreu teimosa.

Nesse teu cabelo hoje de fios branquinhos entre os quais tantas vezes te vi passar os dedos num gesto de quase desespero quando não sabias como atender àquele meu pedido, ninguém colocou coroa de louros ao vencedor que és.

Por tudo isso eu queria pegar tuas mãos já bem rugosas e acariciá-las, demoradamente, sentar do teu lado e te ouvir dizer palavras que tantas vezes chamei de duras, mas que reconheço agora eram gotas de amor que conseguiam vencer a resistência encouraçada que protegeu o teu coração das mazelas que a vida te aprontou. Por elas te sou grato e reconhecido.

Pelo que fizeste por mim, te amo, meu pai!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

RAPIDINHAS

"O que você ganha de salário eu gasto com meu cachorro em ração", foi o que o goleiro dos santos falou... e o pior: era para um professor!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

FALTA DE MOTIVAÇÃO PARA SER PROFESSOR

“Nós temos trabalhado na perspectiva de que haja uma formação inicial com bastante qualidade, uma sólida formação. Uma formação continuada que permita que ao professor estar sempre se atualizando, condições de trabalho, carreira. Se isso não acontecer, e precisa acontecer logo, nós vamos continuar nessa situação em que estamos: de ninguém querer ser professor” afirma o presidente da CNTE Roberto Franklin de Leão. (http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=4569&Itemid=85)

Que de boas ideias companheiro... que de boas ideias! Nós precisamos muito mais de ações afirmativas que de boas ideias, apenas. E, como você diz: "ainda não aconteceu" e o enigma está aí - quando irá acontecer esse milagre?! Parece que os "santos" andam fracos ou com o limite do cartão de crédito estourado... Sei não, viu!! Se tivermos que esperar que eles ganhem na Mega-Sena... danou-se!

A nossa luta deve ser no sentido da implantação das políticas já traçadas e um pouco menos na insistência na criação de outras que, aliás, também não serão desenvolvidas. E é justamente por esse e outros motivos semelhantes que o número de pessoas que se desejam envolver com a docência está baixando a limites assustadores!

domingo, 1 de agosto de 2010

A VIDA VAI MELHORAR...

Minuta de texto elaborado pelo governo define as atividades remuneradas permitidas a docentes de instituições federais.

 Professores universitários que trabalham em regime de dedicação exclusiva poderão participar - e receber - de conselhos, além de ganhar cachês por palestras, conferências e atividades artísticas. As propostas integram uma minuta de projeto de lei apresentada pelo governo para regulamentar a carreira docente nas instituições federais.

FONTE: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-mudancas-na-carreira-dos-professores?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Ok... os das federais... e os outros, das estaduais,são menos merecedores? Por que sempre dois pesos e duas medidas?!

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