domingo, 31 de janeiro de 2010

UMA SEMANA DE ETERNIDADE PARA VOCÊS

“O tempo é muito lento para os que esperam.
muito rápido para os que têm medo,
muito longo para os que lamentam,
muito curto para os que festejam.
Mas, para os que amam, o tempo é eternidade”
.
(William Shakespeare)

sábado, 30 de janeiro de 2010

UE OFERECE PARA DOWNLOAD PUBLICAÇÕES DESDE 1952

Portal oferece mais de 12 milhões de páginas
Publicado em 23/10/2009 - 13:32
A UE (União Européia) lançou o site http://bookshop.europa.eu, onde oferece mais de 100 mil publicações oficiais, que datam desde 1952, para download gratuito. A página é um serviço online que dá acesso a publicações de instituições da UE, agências e outras organizações.
Mais de 12 milhões de páginas foram digitalizadas para que a biblioteca digital européia pudesse começar a funcionar. Para alguns títulos, além da versão digital gratuita, o site vende a obra em papel. A previsão é que pelo menos mil novas publicações sejam oferecidas por ano.
Para ter acesso à biblioteca digital européia, é necessário preencher a ficha de cadastro disponível na página. Depois, na área de busca, é necessário selecionar a opção "Biblioteca digital" (Digital Library) para ter acesso ao conteúdo digitalizado.

UMA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira.

Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo. '

O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."

Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas. ' Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...

Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D".

Ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a média geral foi um "F".

As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para sua total surpresa.

O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes.

Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.

"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.

Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."

"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a." Adrian Rogers, 1931



COMENTÁRIO PESSOAL:

A experiência parece-me reducionista do ponto de vista da obtenção de resultados capazes de traduzir o valor de uma teoria. É, portanto, uma forma de generalização que não deve ser apreciada dessa forma como é apresentada. Por outro lado, convém saber se o professor anunciou sua intenção ao colocar em prática tal experiência, pois sabemos que o efeito surpresa gera transtorno em algumas pessoas (alunos) e acomodação em outras. Hà uma teoria que afirma que se numa sala de aula mais de 20% dos alunos são reprovados, a causa deve estar na prática docente a que eles estão submetidos. Logo, se professor reprovou toda a turma, quem deve ser questionado é ele e não os alunos. Sendo assim, a pseudo teoriaque o professor desenvolveu deve ser questionada e discutida de modo bastante aprofundado para se retirarem conclusões mais próximas da realidade.


Fonte: recebido por e-mail - Desconheço a autoria!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu nesta tarde de 27 de janeiro/10, nesta cidade do Crato, o Dr. Raimundo de Oliveira Borges, 102 anos de perfeita e invulgar lucidez. O Dr. Borges foi um dos fundadores do Curso de Direito da URCA.

À família enlutada os nossos sinceros pêsames.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FALTOU AO ENADE? VEJA O QUE LHE ESPERA!

Brasília - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve o entendimento de que universitários não podem receber o diploma caso não participem do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Uma estudante do curso de direito entrou com um mandado de segurança contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) porque faltou ao exame e estava impedida de colar grau.

O presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, negou o pedido em caráter liminar. O mérito da ação ainda será julgado. Segundo o tribunal, o ministro “entendeu não estarem expostos os requisitos que autorizam a concessão e afastou a plausibilidade jurídica do pedido”, ou seja, não havia necessidade de uma análise de urgência.

Pela lei que instituiu o Enade, o exame é obrigatório e os candidatos convocados que não comparecem à prova ficam sem diploma e devem aguardar uma nova edição da prova para participar e então colar grau. A estudante justificou a ausência no dia da prova por motivo de doença e alegou que “tal fato não deveria impedi-la de colar grau”. O STJ ressaltou que está mantida a jurisprudência em “não prover o recurso em casos semelhantes ao da formanda”.

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2010/01/25/materia.2010-01-25.5267196985/view

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

RAZÕES PARA (NÃO) ESCREVER UMA TESE

1. Se gosta de passar os dias com dores nas costas, o pescoço a ranger, os olhos pesados e metida(o) durante a maior parte do dia entre quatro paredes, matricule-se num curso de doutorado.
2. Se vai ao cabeleireiro uma vez por ano, ao cinema quando o rei faz anos e partilha momentos com os amigos quando o trabalho o deixa, está no caminho certo. Faça parte desta comunidade. Esperamos por si. Sempre pode desabafar por aqui.
3. Se abomina o dolce fare niente, a leitura de um bom livro, as conversas com os vizinhos, encontrou o hobby perfeito. Fazer uma tese.
4. Se quer sentir-se a leste da vida, do mundo, dos acontecimentos, dedique-se a estudar um só assunto. Mas não espere que alguém esteja disposto a falar consigo sobre o mesmo. Porque o assunto não interessa a ninguém, só a você.
5. Se já concluiu um mestrado e agora anda às voltas com a tese de doutoramento, desculpe lá a minha impertinência, mas não sabe que a vida são dois dias e o Carnaval três?
6. Se nota que tem um "pneuzinho" mais saliente, uma vontade imperiosa de comer uns docinhos enquanto acompanha a dita "escrita", não se preocupe. Afinal ninguém a(o) tinha avisado que ia deixar de ter tempo para ir ao Health Club. Só lhe resta umas caminhadas, mas tenha atenção que tem que estar de olho no relógio porque o tempo passa a correr. A caminhada não.

Ainda arranjava mais umas coisitas para acrescentar... mas depois ainda podem pensar que fazer uma tese is a piece of cake.

Por minha amiga Glicéria Gil no blog: http://gliceria.blogspot.com/

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

MARAJÁ !

Um funcionário da Universidade Federal do Ceará é o servidor mais bem pago do Poder Executivo federal com rendimento mensal de R$ 46.430,42, informou hoje o Ministério do Planejamento em portaria publicada no "Diário Oficial" da União desta terça-feira.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u681748.shtml

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

LULA - O CARA - CRIA A UNILA

Lula assina criação da Universidade de Integração Latino-Americana

Instituição terá metade de alunos brasileiros e metade vinda de 15
países da América Latina

Leonardo Echeverria - Da Secretaria de Comunicação da UnB

O presidente Lula sancionou decreto que cria a Universidade da
Integração Latino-Americana (Unila). A instituição, com sede em Foz do
Iguaçu (PR), terá alunos e professores vindos de 15 países da América
Latina, que se dedicarão a estudar temas pertinentes à integração do
continente.

Com sede provisória no Parque Tecnológico de Itaipu, a universidade
deve começar as atividades já no segundo semestre deste ano, com a
abertura de mil vagas - 500 para estudantes brasileiros e 500 para
estudantes de países latino-americanos. Os estudantes brasileiros
serão selecionados pela nota do Enem. Para os outros países, será
criado um processo seletivo específico. Os professores serão
contratados via concurso público no Brasil, e via seleção
internacional para docentes de outros países. De início, deverão ser
contratados 100 professores. A meta da Unila é ter 10 mil estudantes
de graduação até 2015.

É a 13a universidade criada no governo Lula. O reitor da UnB, José
Geraldo de Sousa Júnior, esteve na cerimônia de assinatura do decreto
e vê uma característica inédita nessa expansão de universidades
brasileiras. "A Unila, como a Universidade da Amazônia e a
Universidade Luso-Afrobrasileira , representa uma concepção inédita,
movida por novos referenciais acadêmicos, interdisciplinares e com
vocação regional e global", afirma o reitor. "Todas elas se organizam
sob um princípio de soliedariedade de povos e de culturas".

O projeto pedagógico da Universidade da Integração Latino-Americana
ainda não está pronto, mas deve ser concluído em fevereiro. O trabalho
é feito por uma comissão de implantação, presidida pelo professor
Hélgio Trindade. Ele deve ser apontado como reitor pro tempore da
instituição.

A Unila pretende oferecer os seguintes cursos de graduação:

Sociedade, Estado e Política na América Latina;
Relações Internacionais e Integração Regional;
História e Direitos Humanos na América Latina;
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar;
Economia, Integração e Desenvolvimento;
Comunicação, Poder e Mídias Digitais;
Ecologia e Biodiversidade, Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Engenharia Civil - ênfase em infraestruturas;
Gestão Integrada de Recursos Hídricos;
Direito Internacional Comparado;
Saúde Coletiva;
Geografia, Território e Paisagem na Produção do Espaço;
Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis;
Educação, Tecnologia e Integração;
Licenciaturas: Ciências da Natureza, Interculturalidade
e Integração, Esporte, Meio Ambiente e Políticas Sociais, Políticas
Lingüísticas Latino-Americanas - com distintas ênfases.

O VALOR DA VÍRGULA

Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI
(Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa... ou não..
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4..
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve...

Ela pode ser a solução...
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.



Detalhes Adicionais:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.


* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...